Após manifestação por nomeações, educadores aprovados em concurso reúnem-se com o governo

Em frente à Secretaria Municipal de Educação (Smed) um grupo de educadores(as) realizou um ato, nesta terça-feira (23) para cobrar a nomeação e a posse imediata dos aprovados no concurso da prefeitura. A manifestação fez com que fossem recebidos pelo secretário municipal da educação, José Paulo da Rosa, o chefe de gabinete do prefeito, André Coronel e o secretário adjunto da Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio (SMAP), Richard Dias.

Preocupados com o início do ano letivo e a falta de professores(as), dirigentes da Atempa e representantes do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa), participaram da reunião endossando o pedido dos trabalhadores(as) em educação.

A lentidão no processo de nomeação e posse dos aprovados foi admitida pelos representantes do governo, que justificaram a demora devido à falta de pessoal. Porém, garantiram que mais duas psicólogas já estão lotadas no setor da SMAP responsável pelas posses. Os 113 profissionais que aguardam nomeação têm a previsão de tomarem posse até o dia 06 de fevereiro.

Além dos que já iniciaram o processo de nomeação, há outros educadores(as) aprovados no concurso que ainda não foram chamados. Para que isso ocorra é necessário a aprovação do Comitê Municipal para Gestão de Despesas de Pessoal (CMDP) vinculado ao Gabinete do Prefeito (GP), responsável por analisar os custos e aprovar novas nomeações. O Comitê é composto por oito membros: prefeito, vice-prefeito, chefe de gabinete do prefeito, procurador-geral do município, secretário de administração e patrimônio, secretário da fazenda, secretário de planejamento e assuntos estratégicos e secretário de governança local e coordenação política.

Encaminhamento

A Smed comprometeu-se em analisar o quadro de professores(as) e repassar as informações para o Comitê, que está analisando a abertura de novas vagas. Esse processo deve levar em torno de 20 dias.

Segundo Dias, o Comitê deve se reunir na próxima semana. Ele comprometeu-se em fazer um comunicado público informando os encaminhamentos aprovados pelo Comitê.

A Atempa esteve representada pelas diretoras Roselia Siviero Sibemberg e Celina Braga. Pelo Simpa estiveram presentes a diretora Cindi Sandri e os diretores Assis Olegário e Bete Charão.

A Associação seguirá acompanhando a situação e informando a categoria sobre os próximos passos do governo.