Na tarde do último dia 24, professores e professoras da EMEF Ildo Meneghetti, do bairro Rubem Berta, se mobilizaram com o apoio da comunidade para protestar contra a medida da Secretaria Municipal de Educação que reduziu as turmas da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) da escola. Com isso, há superlotação nas salas de aula, o que precariza o atendimento e pode fazer com que haja uma grande evasão dos alunos e alunas da rede.
A equipe que se mobilizou em frente ao Ildo, após percorreu as ruas do bairro para pegar assinaturas da população e, assim, pressionar a SMED e a prefeitura contra essas medidas. O secretário da pasta, Adriano de Brito, age sem ouvir os trabalhadores e trabalhadoras, nem mesmo a comunidade. Com esta ação, a SMED visa o esvaziamento da EJA, além de procurar resolver a falta crônica de professores nas aulas dos outros turnos de forma equivocada.
Tudo indica que, com estas e outras decisões que poderão ser tomadas nos próximos dias nas demais escolas da rede municipal, a SMED estará negligenciando os compromissos do município com os planos nacional e municipal de educação que definem prioridade ao atendimento na área da educação para jovens e adultos. Portanto são ações da SMED contra a EJA e contra a população.