Smed não renova contrato com a Multiclean e desorganiza as escolas

Desde dezembro, a Smed não renova o contrato com a Multiclean. A empresa, que presta serviços de limpeza a alimentação a todas as EMEis e EMEfs de Porto Alegre, não recebe o pagamento pelo trabalho feito desde o mês de janeiro.

Hoje, a Emei Mamãe Coruja pediu que as crianças já viessem alimentadas de casa, se possível, porque a equipe de nutrição não compareceu. A direção pediu que os pais que tivessem dificuldades de fornecer o café da manhã aos/as alunos/as informassem à escola, para que pudessem improvisar algo para alimentá-los. Sem equipes de nutrição e limpeza, a escola que atende por 12h, hoje encerrou o atendimento às 11h. A direção da Emei Paulo Freire disse que as equipes comunicaram que não viriam na segunda, se a situação permanecesse.

Em contato com a Multiclean, a empresa afirmou que pagou os/as funcionários/as com verba do próprio bolso, enquanto aguarda uma posição da Smed sobre a renovação do contrato.  Entretanto, não foi possível pagar o vale alimentação dos/as trabalhadores/as até agora. Nesta tarde, mais uma vez a diretora da Multiclean vai à Smed na tentativa de assinar o contrato. Diversas vezes já foi feita a tentativa de resolver a questão com a Smed, que alega questões burocráticas, como a falta de um carimbo ou a ausência do secretário de educação Adriano Naves de Brito.